Atos 1:4-5 – Explicação

ARCNVI
⁴ E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que(disse ele)de mim ouvistes.⁴ Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: “Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei.
⁵ Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
⁵ Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo”.
Atos 1:4-5 na versão Nova Versão Internacional e Almeida Revista e Corrigida

Explicação

A Trindade é a descrição da manifestação única de Deus como Pai, Filho e Espírito Santo. Se Jesus tivesse ficado na terra, sua presença física teria limitado a expansão das Boas Novas, porque fisicamente Ele só poderia estar em um lugar de cada vez. Depois de ir para o céu, Cristo estaria espiritualmente presente em todos os lugares por meio do Espírito Santo.

Este foi enviado para que Deus estivesse com e dentro dos cristãos, depois do retorno de Cristo ao céu. O Espírito os confortaria e guiaria no sentido do conhecerem a verdade; os lembraria do que Jesus disse a cada um deles; lhes daria as palavras certas para dizer e os encheria de poder (ver João 14-16).

A partir do Pentecostes (Atos 2.1-4), o Espírito Santo está disponível a todos os que creem em Jesus. Podemos receber o Espírito Santo (ser batizados com Ele) a partir do momento em que recebemos Jesus Cristo como nosso Salvador. O batismo com o Espírito Santo deve ser entendido à luz de sua obra completa na vida de cada cristão.

(1) O Espírito marca o início da experiência cristã. Não podemos ser cristãos sem o Espírito de Deus (Romanos 8.9); não é possível nos unir a Cristo sem seu Espírito (1 Coríntios 6.17); não podemos ser adotados como filhos de Deus sem seu Espírito (Romanos 8.14-17; Gálatas 4.6.7); não podemos fazer parte do corpo de Cristo sem ter o Espírito Santo (1 Coríntios 12.13).

(2) O Espírito é o poder de Deus em nossa nova vida. Ele inicia um processo vitalício de mudança, fazendo com que nos tornemos mais parecidos com Cristo (Gálatas 3.3; Filipenses 1.6). Quando recebemos a Cristo pela fé, começamos a ter imediatamente um relacionamento pessoal com Deus. O Espírito Santo trabalha em nós, ajudando-nos a ser cada vez mais semelhantes a Cristo.

(3) O Espírito une a comunidade cristã em Cristo (Efésios 2.19-22). O Espírito pode ser experimentado por todos e trabalha por intermédio de todos (1 Coríntios 12.11; Efésios 4.4).

Bíblia de estudo aplicação pessoal

Deixe um comentário