1 Coríntios 6.9-10 – Explicação

ARCNVI
9 – Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus? 9 – Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos,
10 – Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus.10 – nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus.
1 Coríntios 6.9-10 na versão Nova Versão Internacional e Almeida Revista e Corrigida

Explicação

Os crentes não devem errar pensando que juízes incrédulos (os injustos) e seus vereditos tipo “tapinha na mão” a respeito de pecados graves podem fazer justiça dentro da igreja.

Esses tais não têm herança no Reino de Deus Somente os crentes, que foram lavados […] santificados e justificados, podem corretamente julgar pecados (v. 1).

Os leitores coríntios de Paulo devem também usar essa admoestação como motivo para se perguntarem se seu comportamento se assemelha ao dos “injustos” ou ao dos “lavados”‘, “santificados” e “justificados”.

Paulo descreveu as características dos incrédulos. Ele não disse que todos aqueles que foram impuros, idólatras, adúlteros, efeminados, sodomitas, ladrões, avarentos, bêbados, maldizentes, roubadores estão automática e irrevogavelmente excluídos do céu.

Os cristãos tiveram um passado diferente. Eles podiam ainda estar lutando contra os desejos pecaminosos, mas não deviam continuar nessas práticas.

Em 6.1, Paulo mostrou claramente que mesmo aqueles que pecaram deste modo podiam ter sua vida transformada por Cristo. Aqueles, porém, que se diziam cristãos, mas persistiam em tais práticas sem sinal de arrependimento, não herdariam o Reino de Deus.

Essas pessoas precisavam reavaliar sua vida para verificar se realmente criam em Cristo.

Em uma sociedade permissiva, e fácil para os cristãos ignorar ou tolerar algum comportamento imoral (a cobiça, a embriaguez, etc.) enquanto se mostram indignados com outros (por exemplo, furtos e homossexualidade).

Não devemos participar de qualquer forma de pecado ou tolerá-lo; não podemos ser seletivos naquilo que condenamos ou perdoamos.

Afastar-se das formas mais ‘aceitáveis’ de pecado é penoso, porém não é mais difícil para nós do que foi para os coríntios.

Deus espera que seus seguidores, de todas as épocas, tenham elevados padrões morais.

Paulo enfatizou a ação de Deus ao fazer dos crentes novas criaturas. Os três aspectos da obra de Deus são parte de nossa salvação.

Nossos pecados foram lavados, fomos separados para um fim especial (santificados) e reconciliados com Deus (justificados).

Deixe um comentário