João 1:6-13 – Explicação

ARCNVI
6 – Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.6 – Surgiu um homem enviado por Deus, chamado João.
7 – Este veio para testemunho para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.7 – Ele veio como testemunha, para testificar acerca da luz, a fim de que por meio dele todos os homens cressem.
8 – Não era ele a luz, mas veio para que testificasse da luz.8 – Ele próprio não era a luz, mas veio como testemunha da luz.
9 – Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo homem que vem ao mundo,9 – Estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todos os homens.
10 – estava no mundo, e o mundo foi feito por ele e o mundo não o conheceu.10 – Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu.
11 – Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.11 – Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.
12 – Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome,12 – Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,
13 – os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.13 – os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.
João 1:6-13 na versão Nova Versão Internacional e Almeida Revista e Corrigida

Explicação

Assim como João Batista, não somos a fonte da luz de Deus: simplesmente refletimos essa luz. Jesus Cristo é a Luz verdadeira, Ele nos ajuda a enxergar o caminho para Deus e nos mostra como andar neste caminho.

Mas Cristo escolheu refletir sua luz a um mundo incrédulo por intermédio de seus seguidores, talvez porque os ímpios não sejam capazes de suportar diretamente a completa glória resplandecente da luz do Senhor.

A palavra “testemunha’’ indica o nosso papel como refletores da luz de Cristo. Nunca somos apresentados como a luz para os outros, mas estamos sempre indicando a Cristo, a verdadeira Luz.

Apesar de Cristo ter criado o mundo, o povo que Ele criou não o reconheceu (1.10). Até o povo escolhido por Deus para preparar os demais povos para o Messias o rejeitou (1.11), apesar de todos os textos do AT indicarem a vinda dEle.

Todo aquele que aceitou Jesus Cristo como Senhor de sua vida renasceu espiritualmente, recebendo uma nova vida de Deus. Por meio da fé em Cristo, este novo nascimento ocorre de dentro para fora; nossas atitudes, nossos desejos e motivos são reformulados, mudados.

Ao sermos gerados por nossos pais biológicos, tornamo-nos fisicamente vivos e membros de uma família terrena (1.13); ao sermos gerados por Deus, tornamo-nos espiritualmente vivos e membros da família celestial (1.12). Você já pediu a Cristo para fazer de você uma nova pessoa? Este novo nascimento está disponível a todo aquele que crê em Cristo.

Bíblia de estudo aplicação pessoal – CPAD

Deixe um comentário