1 Coríntios 3.6-9 – Explicação

ARCNVI
6 Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. 6 – Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer;
7 Pelo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. 7 – de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento.
8 Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão, segundo o seu trabalho. 8 – O que planta e o que rega têm um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho.
9 Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.9 – Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.
1 Coríntios 3.6-9 na versão Nova Versão Internacional e Almeida Revista e Corrigida

Explicação

Paulo deixa claro aos crentes coríntios que ele e Apolo, evangelistas fundadores da igreja em Corinto, eram ministros [gr. Diakonoi] enviados por meio de quem eles creram na mensagem do evangelho.

A maior parte dos estudiosos entende plantei como sendo uma referência à fundação da igreja por Paulo e regou como se referindo ao ministério posterior de Apoio, depois que Paulo deixou Corinto.

1 Coríntios 3.7 – O Senhor deve receber todo o crédito pelo crescimento. Nenhum servo precisa estabelecer sua própria reputação em detrimento de Deus, que dá o crescimento.

1 Coríntios 3.8-9a – Paulo e Apolo são servos equivalentes na obra do evangelho, e cada um receberá aprovação por seu trabalho entre os crentes coríntios (ou seja, na “lavoura de Deus”; cp. v. 10] quando o Senhor voltar (4.4-5).

Outras versões dão à palavra traduzida [lit.] aqui por um (gr. hen) o sentido de unidade de propósito. Paulo e Apolo são cooperadores de Deus que trabalham na sua lavoura (a congregação dos coríntios).

Bíblia Aplicação Pessoal

1 Coríntios 3.6 – Paulo plantou a semente da mensagem das Boas Novas no coração das pessoas. Paulo foi um missionário pioneiro; trouxe a mensagem da salvação.

Apolo regou a semente; ajudou os crentes a crescerem mais fortes na fé. Paulo fundou a igreja em Corinto, e Apolo construiu sobre esse alicerce.

Tragicamente, os crentes de Corinto se dividiram em facções, garantindo lealdade a diferentes mestres (ver 1.11-13). Após o trabalho dos pregadores, Deus é quem dá aos cristãos o crescimento.

Nossos líderes certamente devem ser respeitados, mas nunca devemos colocá-los em pedestais que criem barreiras entre as pessoas, ou considerá-los como substitutos de Cristo.

1 Coríntios 3.7-9 – A obra de Deus envolve muitos indivíduos diferentes com uma variedade de dons e habilidades.

Não existem ‘estrelas’ nessa tarefa, somente membros da equipe executando suas funções específicas. Podemos nos tornar membros úteis da equipe de Deus, colocando de lado nosso desejo de receber a glória pelo que fazemos.

Não busque o elogio que vem das pessoas — este é comparativamente desprezível. Antes, busque a aprovação de Deus.

Deixe um comentário