Versão ARC
3 Então, disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem, porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
Versão NVI
3 Então disse o Senhor: “Por causa da perversidade do homem, meu Espírito não contenderá com ele para sempre; e ele só viverá cento e vinte anos”.
Explicação
Algumas pessoas crêem que os “filhos de Deus” eram anjos caídos. Mas não se tratava de anjos, porque estes não se casam ou se reproduzem (Mt 22.30; Mc 12.25).
Segundo alguns estudiosos, a frase se refere aos descendentes de Sete que se casaram com os descendentes impiedosos de Caim. Isto teria enfraquecido a boa influência da fé e aumentado a depravação moral no mundo, resultando numa proliferação do mal.
A afirmação “seus dias serão cento e vinte anos” tem sido interpretada por alguns comentadores como se Deus concedesse às pessoas, nos dias de Noé, 120 anos para mudarem seus caminhos pecaminosos. Deus é paciente conosco também.
Ele nos tem dado tempo para abandonarmos os nossos erros e começarmos a viver de acordo com a sua vontade, conforme Ele descreve em sua Palavra.
Embora 120 anos pareça muito tempo, os dias logo passaram e o dilúvio varreu a terra.
Seu tempo também pode estar se esgotando. Busque a Deus para receber o perdão de seus pecados, pois não podemos prever quando a paciência de Deus chegará ao fim, e não há negociação para tempo adicional.