• 16 de December de 2019
Quando a Criança não se Alimenta Bem

Saiba Quando a Criança não se Alimenta Bem.

Em primeiro lugar é necessário constatar se a criança apresenta alguma deficiência no crescimento devido à baixa ingestão alimentar. Em caso afirmativo é indicado um tratamento conjunto com o pediatra e o nutricionista.

Por outro lado, se o peso e estatura da criança forem normais em relação à idade, deve-se mudar gradativamente os hábitos, reeducando a alimentação, sem interferir muito na rotina doméstica.

Aqui vão algumas dicas para melhorar o apetite e a aceitação alimentar:

Apresentar pratos coloridos, pois o visual do alimento é muito importante (não só para as crianças).

Oferecer pequenos lanches entre as refeições principais, compostos por: leite, iogurte, frutas, queijos, bolachas simples e pães.

Delimitar horários para oferecer as refeições e os lanches, não deixando o intervalo entre eles ultrapassar 3 horas, para que aumente a capacidade digestão, absorção e armazenamento dos nutrientes. Durante o intervalo, não se deve oferecer leite nem chá com açúcar, evitando também as balas.

Se a criança “pular” um lanche ou mesmo uma refeição, não é indicado tentar compensar. Deve-se esperar a próxima refeição, pois certamente ela estará com fome.

Fazer a criança comer em lugar tranqüilo, para que sua atenção não seja despertada para outro assunto.

Não discutir ou dar broncas durante a refeição, para que o ato de comer não se transforme em um momento de frustrações.

Pode-se oferecer leite após as refeições, e não durante ou nos intervalos.

Por fim, nunca se deve forçar a criança a comer. A reeducação alimentar é um processo lento que exige muita paciência e boa vontade, principalmente em se tratando de crianças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *