Atos 1:1-3 – Explicação

ARCNVI
¹ Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar,¹ Em meu livro anterior, Teófilo, escrevi a respeito de tudo o que Jesus começou a fazer e a ensinar,
² até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;² até o dia em que foi elevado ao céu, depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo aos apóstolos que havia escolhido.
³ aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias e falando do que respeita ao Reino de Deus.³ Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus.
Atos 1:1-3 na versão Nova Versão Internacional e Almeida Revista e Corrigida

Explicação

1.1 – O livro de Atos dá continuidade à história que Lucas contou em seu Evangelho, pois narra os trinta anos seguintes à ascensão de Jesus ao céu. Durante este curto período de tempo, a Igreja foi estabelecida, e as Boas Novas da salvação foram levadas a todo o mundo, até à capital do Império Romano. Embora sendo pessoas comuns, com fragilidades e limitações, aqueles que pregaram as Boas Novas foram capacitados pelo Espírito Santo para anunciá-las ao mundo todo. Ao longo do livro de Atos, aprendemos sobre a natureza da Igreja e como nós, hoje, também podemos revolucionar o nosso mundo (Atos 17.6).

1.1ss – Os capítulos 1-11 são a ponte entre os acontecimentos registrados nos Evangelhos e os que marcaram o início da Igreja. Jesus passou 40 dias ensinando seus discípulos, e estes mudaram drasticamente de vida. Antes, discutiram entre si, abandonaram seu Senhor, e um deles (Pedro) até mentiu, dizendo que não conhecia a Jesus. Após uma série de reuniões com o Cristo ressuscitado, os discípulos tiveram muitas perguntas respondidas. Convenceram-se da ressurreição, aprenderam sobre o Reino de Deus e sobre a fonte de seu poder: o Espírito Santo. Ao ler a Bíblia, podemos nos assentar com o Cristo ressuscitado em sua escola de discipulado. Crendo nEle, podemos receber seu poder, através do Espírito Santo, e nos tornarmos novas pessoas. Unindo-nos a outros cristãos, podemos tomar parte na realização da obra de Deus na terra.

1.1-3 – Lucas disse que os discípulos foram testemunhas oculares de tudo o que aconteceu a Jesus Cristo: sua vida antes e depois da crucificação. Após ressuscitar, Jesus passou 40 dias ensinando mais os discípulos sobre o Reino de Deus. Ainda hoje existem algumas pessoas que duvidam da ressurreição de Jesus. Mas Ele apareceu aos discípulos em muitas ocasiões depois de sua ressurreição, provando estar vivo. E várias foram as mudanças que a ressurreição de Jesus provocou na vida dos discípulos. Na ocasião da morte de Jesus, eles se dispersaram, ficaram desiludidos e temeram por sua vida. Depois de ver o Cristo ressurreto, tornaram-se destemidos e arriscaram tudo para divulgar as Boas Novas a respeito dEle a todo o mundo. Enfrentaram prisões, espancamentos, rejeição, martírio, e nem assim abandonaram sua missão. Aqueles homens não teriam arriscado a vida por algo que soubessem ser uma fraude. Sabiam que Jesus havia ressuscitado, e a Igreja Primitiva foi contagiada pelo entusiasmo deles; os cristãos espalharam a notícia. É importante saber sobre a ressurreição, pois assim podemos ter total confiança no testemunho de Cristo. Vinte séculos mais tarde ainda podemos ter a certeza de que a nossa fé se baseia em fatos.

1.3 – Jesus explicou que, com sua vinda, o Reino de Deus havia sido inaugurado. Quando retornou ao céu, o Reino permaneceu no coração de todos os cristãos por meio da presença do Espírito Santo. Mas o Reino de Deus não estará completo até que Jesus Cristo volte para julgar todas as pessoas e remover todo o mal do mundo. Até que esse dia chegue, os cristãos devem trabalhar para levar o Reino de Deus ao mundo. No livro de Atos, está registrado como este trabalho de evangelismo teve início. Devemos continuar a obra iniciada pela Igreja Primitiva!

Bíblia de estudo aplicação pessoal

Deixe um comentário