Joel 2.28-32 – Explicação

ARCNVI
28 E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.28 “E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.
29 E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito.29 Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias.
30 E mostrarei prodígios no céu e na terra, sangue, e fogo, e colunas de fumaça.30 Mostrarei maravilhas no céu e na terra, sangue, fogo e nuvens de fumaça.
31 O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.31 O sol se tornará em trevas, e a lua em sangue; antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.
32 E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como o Senhor tem dito, e nos restantes que o Senhor chamar.32 E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, pois, conforme prometeu o Senhor, no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento para os sobreviventes, para aqueles a quem o Senhor chamar.
Joel 2.28-32 na versão Nova Versão Internacional e Almeida Revista e Corrigida

Explicação

Pedro citou essa passagem (ver Atos 2.16-21). O derramamento do Espírito Santo, profetizado por Joel, ocorreu por ocasião do Pentecostes. Enquanto no passado o Espírito de Deus parecia estar disponível a reis, sacerdotes e profetas, Joel predisse um tempo em que este poder estaria disponível a todos os crentes. Ezequiel também falou sobre o derramamento do Espírito (Ezequiel 39.28,29).

Atualmente, o Espírito Santo é derramado de forma efusiva sobre qualquer pessoa que venha a Deus em busca de sua salvação (Atos 2.32). Esses ‘prodígios’ fazem alusão e fornecem-nos o panorama de um evento futuro. A expressão ‘Dia do Senhor’ é usada aqui como o dia determinado por Deus para julgar as nações (ver a nota sobre 1.16). O juízo e a misericórdia caminham lado a lado.

Joel disse que se as pessoas se arrependessem, o Senhor as salvaria do castigo (Joel 2.12-14). Portanto, nesse dia de juízo e catástrofe, alguns serão salvos. O propósito de Deus não é destruir, mas restaurar e salvar. Portanto, devemos aceitar sua salvação ou certamente pereceremos com os impenitentes.

Bíblia de estudo aplicação pessoal

Deixe um comentário