João 1:1 Explicação

João 1:1 ARC João 1:1 NVI
No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.
João 1:1 na versão Nova Versão Internacional e Almeida Revista e Corrigida

Explicação

O que Jesus ensinou e o que fez estão inseparavelmente ligados a quem Ele é. João mostrou Jesus como um ser humano e, ao mesmo tempo, divino.

Apesar de Jesus ter assumido uma completa humanidade, vivendo como homem, nunca deixou de ser o Deus eterno que sempre existiu, o Criador e Sustentador de todas as coisas e a Fonte da vida eterna. Esta é a realidade a respeito de Jesus e o fundamento de toda a verdade.

Se não acreditamos nisto, não teremos fé suficiente para confiar a Jesus o nosso destino eterno. Esta é a razão pela qual João escreveu seu Evangelho: desenvolver a fé e a confiança em Jesus Cristo; desta forma podemos crer que Ele verdadeiramente é o Filho de Deus (20.30,31).

João escreveu para cristãos judeus e gentios de todas as épocas e de todos os lugares. Como um dos doze apóstolos de Jesus, João foi uma testemunha ocular do Senhor; desta forma, o relato do discípulo é preciso.

Seu livro não é uma biografia (como o de Lucas), embora o tema também seja a vida de Jesus. Muitos leitores de João tinham formação grega.

Esta cultura encorajava a adoração de muitos deuses mitológicos, cujas características sobrenaturais eram tão importantes para os gregos quanto as genealogias eram para os judeus. Mas João mostrou que Jesus não é apenas diferente; Ele é infinitamente superior aos deuses da mitologia.

O que João quis dizer com “o Verbo”? O termo grego logos, traduzido para o português como “verbo”, foi bastante empregado por teólogos e filósofos, tanto judeus como gregos. mas com significados diferentes.

Nas Escrituras Hebraicas, o Verbo é o Agente da criação (SI 33.6), a Palavra, a mensagem de Deus para o seu povo por intermédio dos profetas (Os 4.1), e a lei de Deus, seu padrão de santidade (SI 119.11).

Enquanto na filosofia grega, o logos significa o princípio da razão que governa o mundo, o pensamento; na cultura hebraica, é outra forma de referir-se a Deus. Assim, a descrição de Jesus como o Verbo feita por João indica claramente que ele se refere a um ser humano que conheceu e amou.

Mas ao mesmo tempo o Criador do universo, a suprema revelação de Deus, a Deidade encarnada (1.14), o retrato vivo da santidade de Deus, o único em que tudo subsiste (Cl 1.17).

Para os leitores judeus, afirmar que Jesus é a encarnação de Deus é blasfêmia. Para os leitores gregos, dizer que “o Verbo se fez carne’ (1.14) era inconcebível. Para João, o novo entendimento sobre o Verbo eram as Boas Novas de Jesus Cristo.

Bíblia de estudo aplicação pessoal – CPAD

Deixe um comentário