Efésios 4:11-13 – Explicação

ARCNVI
11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,11 E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,
12 querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo,12 com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,
13 até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,13 até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.
Efésios 4:11-13 na versão Nova Versão Internacional e Almeida Revista e Corrigida

Explicação

Nossa unidade em Cristo não destrói nossa individualidade. O Espírito Santo concedeu a cada cristão dons especiais para edificar a Igreja. Agora que já temos esses dons, será essencial usá-los.

Você está espiritualmente maduro para colocar em prática os dons que Deus lhe deu? Se você conhece bem suas qualidades e dons espirituais, procure oportunidades para servi-lo.

Se esse não for o caso, peça a Deus para mostrá-las, talvez com a ajuda de seu pastor ou de seus irmãos em Cristo.

Em seguida, ao começar a reconhecer aquela área especial de atuação, use sua competência para fortalecer e encorajar a Igreja.

Deus deu à sua igreja uma enorme responsabilidade — fazer discípulos de todas as nações (Mt 28 18-20). Isso envolve pregação, ensino, cura, auxílio para a edificação de cada cristão, doação financeira, administração, edificação e muitas outras tarefas.

Se cada um de nós tivesse que cumprir essa ordem individualmente, seria melhor desistir antes de começar — seria impossível. Porém Deus está nos convidando como membros de seu corpo.

Um de nós pede executar uma tarefa, outro pode se incumbir de uma missão diferente. Juntos podemos obedecer mais plenamente a Deus do que se estivéssemos sozinhos.

Existe uma tendência humana de superestimar o que podemos fazer por nossa conta e subestimar o que pode ser feito em grupo.

Mas, como membros do corpo da igreja, podemos realizar mais em conjunto do que poderíamos sonhar em fazer individualmente. Trabalhando em conjunto a Igreja pode revelar a plenitude de Cristo (ver a nota sobre Efésios 3.19).

Bíblia de estudo aplicação pessoal

Deixe um comentário