Gênesis 3.6-7 Explicação: Conheceram que estavam nus

Versão ARC

6 – E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

7 – Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

Versão NVI

6 – Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também.

7 – Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se.

Explicação

Satanás tentou fazer Eva pensar que o pecado era bom, agradável e desejável. Assim, o conhecimento do bem e do mal lhe pareceu inofensivo.

As pessoas costumam fazer as escolhas erradas porque estão convencidas de que estas são boas, pelo menos para si mesmas. Os nossos pecados nem sempre parecem feios aos nossos olhos, e os pecados prazerosos são mais difíceis de evitar.

Portanto, prepare-se para enfrentar as tentações que possam aparecer em seu caminho. Nem sempre podemos evitá-las, mas há sempre uma forma de escapar (1 Co 10.13). Use a Palavra e as pessoas de Deus para ajudá-lo a lutar contra a tentação.

Note o que fez Eva: Olhou, apanhou, comeu e deu. Geralmente, a batalha é perdida no primeiro olhar. A tentação costuma iniciar através de um simples olhar para algo que se deseja.

Você tem lutado com a tentação porque não aprendeu que o olhar é o primeiro passo em direção ao pecado? Você venceria com mais frequência se seguisse o conselho de Paulo para fugir das coisas que produzem maus pensamentos (2 Tm 2.22).

Uma das realidades do pecado é que os seus efeitos se espalham. Após cometer o pecado, Eva envolveu Adão em seu ato errôneo. Da mesma maneira, quando fazemos algo errado, é comum tentar aliviar a culpa envolvendo outra pessoa. Como o lixo tóxico jogado em um rio, o pecado espalha-se rapidamente.

Reconheça e confesse seu pecado a Deus antes que você seja tentado a poluir os que estão à sua volta.

Após terem pecado, Adão e Eva sentiram-se culpados e constrangidos com sua nudez, e o sentimento de culpa levou-os a tentar esconder-se de Deus.

A consciência culpada é um sinal de aviso que Deus colocou em nós para alertar-nos quando fazemos algo errado. O pior passo que podemos dar é eliminar os sentimentos de culpa sem eliminar a sua causa.

Isto seria como utilizar um analgésico sem tratar a doença. Fique grato por existirem os sentimentos de culpa, pois estes o mantêm avisado de seu pecado para que você peça o perdão de Deus e então corrija os seus maus atos.

Deixe um comentário